Imagem capa - ANO NOVO NA SUÍÇA por Raphael Ranosi
Suíça 2018

ANO NOVO NA SUÍÇA

Para muitas pessoas ao redor do mundo a comemoração do ano novo acontece na data do dia 31 de Dezembro para o dia 1 de Janeiro, ao badalar da meia noite. Mas muitos de nós sabemos que isso não é uma regra para todos os países.

A Suíça, por exemplo, em sua maioria, comemora o ano novo assim como boa parte do mundo seguindo o calendário Gregoriano (conhecido como “padrão” para muitos países), porém uma pequena parcela dela tem sua própria maneira de comemorar a data.

Ao Noroeste do país existe uma região chamada Appenzell, que comemora a passagem com uma pequena tradição chamada Silvesterchlausen que acontece em dois dias, no dia 31 de Dezembro e na segunda semana de Janeiro, dia 13. Isso acontece pois antigamente o calendário Gregoriano se iniciava na data que conhecemos hoje como dia 13 de Janeiro, por conta disso a comemoração acontece nesses dois dias.Nesta tradição existe um costume muito peculiar em que as pessoas (tradicionalmente homens) se vestem de três tipos de “papais noéis”, alguns deles ficam vestidos com vestidos decorados e enfeitados, outros com jaquetas e máscaras de demônio, e existem até mesmo os que se vestem como “espíritos da floresta” vestidos com pedaços de madeira, folhas, galhos etc... porem todos carregam consigo seus “Schelli”, sinos enormes que eles usam para fazer barulho por onde passam.

O dia desses “papais noéis” começa com um pequeno encontro ao centro das vilas para uma pequena meditação, depois disso eles saem passando de casa em casa formando um círculo, tocando os sinos e cantando uma música conhecida como “Zäuerli”, específica desta região, enquanto cumprimentam os moradores  com um apertar de mãos desejando “um feliz e próspero ano novo”.