Imagem capa - PRAIAS GREGAS  por Raphael Ranosi

PRAIAS GREGAS

Ao se falar de um país todo cercado por um mar cristalino,céu azul e de temperatura veraneia certamente estamos falando de um verdadeiro cartão de visitas para turistas interessados em conhecer suas praias. 

A Grécia e suas maravilhosas paisagens todos os anos é responsável por atrair muitos turistas interessados em aproveitar suas cidades beira mar e suas praias maravilhosas, muitas delas, inclusive, classificadas dentre as melhores praias da Europa ou até mesmo do mundo.

Uma prova disso e uma curiosidade interessante está na agraciação de suas 395 praias e 9 marinhas com uma bandeira conhecida como “Blue Flag Programme”, uma organização dedicada a classificar praias do mundo todo por sua limpeza, segurança, qualidade da água, preservação ambiental, dentre outras classificações. Boa parte destas bandeiras podem ser encontradas na região de Halkidiki (norte da Grécia), Creta e Dodecanese. Pensando nisso aqui vão algumas das praias dessas regiões que valem a pena serem visitadas.

Armenistis

Localizada a 65 km do sudeste de Poligiros (Capital de Halkidiki), é uma praia calma, rodeada por uma floresta de pinheiros, e sua organização e instalações como guardas sóis e espreguiçadeiras a torna excelente para o nado e o banho de sol.
Esta praia também tem em suas proximidades cafés a beira mar, tavernas, apartamentos e  hoteis para quem deseja se hospedar.  


Balos

Esta está classificada dentre uma das melhores praias do país e uma das mais belas em toda a Creta.
Localizada a 60 km noroeste da cidade de Chania, sua aparência é similar de um grande lago quando é observada de cima das montanhas da praia. Apresenta uma areia branca e macia com um mar cristalino a sua volta. 

Um fato interessante é que do outro lado da praia existe uma ilha rochosa chamada de “Gramvoussa” que contém em seu pico um castelo íngreme Veneziano com uma vista maravilhosa para o mar.


Karpathos Apella

A praia de Karpathos Apella esta localiza a 18 km do norte de Pigadia, capital de Karpathos. Formada por uma areia branca e um mar de cor azul intensa, a praia é uma encosta cercada por uma floresta de pinheiros e montanhas rochosas que compõem uma paisagem maravilhosa e extremamente limpa. Sua única desvantagem é que seu acesso por carro ou moto é um pouco dificultoso, mas felizmente um barco departa regularmente do porto de Pigadia para levar os turistas.